top of page

Possessive Cases

Hello! How are you?


Teacher, o que são possessive adjectives?

Bem, sabe quando queremos indicar que algum objeto pertence a alguém? Quando queremos dizer que algo é meu, seu, dele/dela, deles? Então, nessas situações usamos esses possessive determiners / adjectives que são my, your, his, her, its, our e their. E, como o próprio nome indica eles informam a quem pertence o quê. Vamos ver alguns exemplos?

E.g.:My husband gave me his bicycle.”

“She lost her keys.”

Your team is going to lose.”

Reparem que a regra é colocar sempre o adjetivo possessivo antes do objeto a que se refere. E por isso eles são adjetivos pois para fazerem sentido eles precisam do substantivo, do qual sempre vêm antes!

Já se quisermos simplificar as coisas podemos usar os possessive pronouns, que são mine, yours, his, hers, ours e theirs. Esse, por sua vez, têm a mesma função de indicar que algo pertence a alguém, mas neste caso não precisamos repetir o objeto de posse.

E.g.: “I love my house but yours is very beautiful.”

“Those are my keys I don’t know where hers are.”

“Your team is going to lose to mine.”

Reparem que neste caso o objeto é obrigatoriamente mencionado antes e a fim de evitar a repetição de palavras, usamos apenas o pronome possessivo para indicar a posse.

E, para finalizar, algo completamente diferente do português. Sim, porque qual seria o charme se fosse tudo simples e igual, não é mesmo?

Vamos então conhecer os possessive nouns ou, como são tradicionalmente chamados, o Genitive case. Aqui a aplicabilidade pode até ser simples, mas é onde muitos alunos sentem mais dificuldade. Vejamos então o exemplo:

Ø The book of Marta.

Aqui já temos um exemplo de um possessive case na realidade, mas, ninguém fala desta forma tão robótica e formal. O que normalmente acontece é uma espécie de “contração” onde o of desaparece e acrescentamos um apostrofe () e um s. Sempre no proprietário do objeto em questão, como a seguir.

Ø Marta´s book.

Ambos os exemplos têm exatamente o mesmo significado. Mas este último é mais simples e muito mais usado em conversação.

Esta ‘contração’ não acontece em todos os casos, pois se o objeto for inanimado o mesmo não pode ser proprietário de algo.

Por exemplo: The door of the car - o carro na verdade não é proprietário das portas, elas fazem parte do carro, então nestes casos o genitive case não é aplicável.

Em que casos pode ser utilizado então?

1. People / Groups of people

2. Places (cities/countries)

3. Time expressions

Vamos ver um exemplo de cada:

1. I love Brisk’s team.

2. Sorocaba’s bakeries are the best.

3. Yesterday’s class was amazing.

E claro que temos algumas peculiaridades também, mas essas vamos deixar aqui numa tabelinha para vocês perguntarem mais exemplos para o professor 😉



Esta não é das matérias mais simples de se entender, principalmente para o aluno iniciante mas por isso é que a Brisk conta com professores fenomenais que têm prazer em ensinar! Agora chegou a hora de ver se você está consegue preencher os espaços em branco com o possessive adjective / possessive pronoun ou o genitive case!

1. I don't know the time because I can't find _______________watch.

2. This is ______________ book. (Peter)

3. Emma has got a brother. ______________ name is Paul.

4. The dog is very cute. _______________ name is Bob.

5. Susan cannot find _______________ pen.

6. The dogs eat _______________ food.

7. Sarah is _______________ sister. (Emily)

8. Is that our train? No, _______________ arrives in 15 minutes.

9. Can I use your mobile phone? I forgot _______________ at home

10. Is that Carol's phone number? No, _______________ is 7031006.

Have a wonderful day!

bottom of page